quarta-feira, 11 de julho de 2007

Cartilha do migrante - sua experiência pode ajudar

Tomei a liberdade de postar os emails abaixo, pois acho de extrema importância para os migrantes brasileiros. As nossas dificuldades, e toda nossa experiência aqui no Japão podem ser de grande utilidade para o Governo Brasileiro melhorar a cartilha do migrante. Seria uma maneira de evitar que outras pessoas passem pelos mesmos problemas. Colaborem!
O prazo foi prorrogado para o dia 31 de julho de 2007.

=======================================================
Caros amigos,
Sei que vocês já tem conhecimento da minuta de “cartilha” que estamos preparando para orientar brasileiros que pensam em emigrar ou que já emigraram. A produção será do Governo, mas nós fomos convidados a contribuir na elaboração deste instrumento. Tive a oportunidade de participar de todo o processo, convidada pelo Ministério do Trabalho e Conselho Nacional de Imigração, e tenho tentado levar todas as contribuições que recebi na primeira fase de consulta.
Agora, já elaborada a proposta, está em consulta pública, até o dia 19 deste mês, para obtermos a apreciação das pessoas e levar novas contribuições para melhorá-la. Por isso, estou pedindo, com todo o carinho, sua apreciação. Por favor, se tiverem qualquer sugestão, grande ou pequena, ou mesmo uma opinião, se está bem assim como foi redigida, eu agradeceria imensamente, pois estou coletando tudo o que for possível das pessoas mais interessadas, uma vez que vou continuar colaborando na elaboração final do texto.
Peço-lhes, pois, sua apreciação e sugestões, o mais breve possível. Podem enviar diretamente ao meu e-mail:
rosita@migrante.org.br, assim como no da pbe.cnbb@ccm.org.br Estamos aguardando!
Muito obrigada!

Um grande abraço

Ir. Rosita Milesi
PBE/CNBB e IMDH/Brasília
rosita@migrante.org.br


=========================================================
Estimados amigos e amigas
que vivem e trabalham em contexto onde
vivem brasileiros e brasileiras no exterior.

Vimos até vocês para ampliar e fortalecer nossa rede de articulação pela causa dos direitos e da vida de homens e mulheres que emigraram do Brasil em direção de outros países e que hoje vivem no exterior. Pedimos a colaboração também de quantas tem contato com brasileiros retornados, que possam ter disponibilidade a participar deste processo.
Dia 20 de junho deste ano, o Conselho Nacional de Imigração, ligado ao Ministério do Trabalho, colocou em consulta publica a cartilha que está sendo preparada pelo Governo Brasileiro para orientar e ajudar brasileiros e brasileiras que vivem no exterior ou que pretendem emigrar. Esta cartilha ficará à disposição da sociedade civil por um mês, até dia 19 de julho, para que todas se pronunciem e colaborem a fim de que esta seja, efetivamente, um instrumento de apoio e defesa da vida e dos direitos dos migrantes.
PEDIMOS, portanto que cada um e cada uma, na realidade em que se encontra, faça o possível para divulgar o texto e recolher comentários, pareceres e sugestões para melhorar a cartilha, para que responda aos seus objetivos.
CONCRETAMENTE convidamos a imprimir algumas cópias da cartilha que se encontra no site
www.mte.gov.br/consultamigrante . Seria de grande ajuda se alguns emigrantes brasileiros/as pudessem ler a cartilha com a seguinte pergunta: se você tivesse recebido esta cartilha antes de emigrar ou no momento de sua chegada neste país: teria ajudado? Em que? Como esta cartilha pode ser melhorada à luz de sua experiência?
Todas as contribuições que puderem enviar ao CSEM (
csem@csem.org.br ) e à Pastoral para os Brasileiros no Exterior (pbe.cnbb@ccm.org.br), estarão qualificando a contribuição que enviaremos à Comissão que elaborou o presente texto e que dará a versão final ao mesmo. Todavia, podem também enviar sugestões e observações diretamente à Comissão, que é dirigida pelo Conselho Nacional de Imigração, cujo titular é o Dr. Paulo Sergio de Almeida. Eis o e-mail para o envio das contribuições: consulta.migrante@mte.gov.br
Aguardamos retornos. E obrigada desde já pela colaboração.
Pedimos gentilmente a divulgação deste e-mail para outras pessoas e entidades que podem participar do processo.


Atenciosamente,

Ir. Carmem Lussi, mscs
Diretora CSEM, Brasília

Ir. Maria do Carmo dos Santos Gonçalves, mscs
Secretária Executiva da PBE/CNBB, Brasília

=========================================================

Nenhum comentário: