quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Japoneses e brasileiros mais próximos

Existem várias dificuldades no dia a dia dos estrangeiros residentes no Japão. Há 10-20 anos atrás, quando os brasileiros começaram a vir para o Japão, as dificuldades eram muito maiores do que hoje. Não havia lojas, nem jornais brasileiros, e nenhum tipo de serviço assistencial para brasileiros. Para viver melhor no Japão, o migrante tinha que aprender japonês e se adaptar ao meio mesmo contra a vontade. Além do problema de comunicação, muitos japoneses ainda tinham dificuldade de entender e aceitar costumes e comportamentos estranhos ao deles.

Hoje existem muitas facilidades para a vida cotidiana do brasileiro no Japão, mas ainda são muitas as necessidades a serem supridas, e outras novas tendem a surgir à medida que passamos mais tempo nesse país. A nossa adaptação à sociedade japonesa e a maior abertura dos japoneses para com os estrangeiros é inevitável. O aumento da presença de estrangeiros e de japoneses que moram no exterior e retornam, assim como a aumento de casamentos internacionais têm provocado, ou pelo menos, têm incitado mudanças sociais.

No último dia 6 de outubro tive a oportunidade de participar de um encontro de jovens universitários em Kanagawa (leia o recorte de jornal abaixo). Vários deles estudam a língua portuguesa ou cultura brasileira,
alguns moraram no Brasil por alguns anos e falam português fluentemente, mas a maioria nunca estudou o idioma. Apesar de muitos ainda não conhecerem bem a realidade dos brasileiros no Japão, pude ver nos seus olhos e comportamento a vontade sincera de se fazer algo para despertar e incentivar a sociedade japonesa a conhecer e interagir mais com o povo brasileiro. Os japoneses vem se movimentando e vão se movimentar ainda mais com as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil. Basta ler as notícias e perceber o aumento no número de eventos de várias iniciativas isoladas. Um dos objetivos do encontro, segundo o organizador do evento Professor Daisuke Onuki, foi permitir que os vários grupos de jovens de iniciativas isoladas se reunissem. O Japão está mudando, ou melhor, acho que os japoneses estão construindo um Japão mais acolhedor.

Durante o encontro, uma jovem me perguntou: “O que devemos fazer para que os brasileiros gostem mais dos japoneses?” Eu me perguntei: "O que nós temos feito para que os japoneses gostem mais dos brasileiros?" Façamos também a nossa parte abrindo os nossos corações aos japoneses que estão perdendo a timidez e querendo se aproximar um pouco mais de nós, brasileiros. Não podemos deixar que essa chama se apague.

Algumas das iniciativas para promover a integração de japoneses e brasileiros:

(by C.C.N.)

Nenhum comentário: