quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Dia Internacional da Juventude - 12 agosto

Jovem, a luta por um mundo melhor também é sua!
Seja visto, seja ouvido! Ajude a sociedade a construir o seu futuro! Confie na sua capacidade!

O Dia 12 de agosto foi determinado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional da Juventude, ou seja, um dia do ano que deve ser voltado não só para homenagear os jovens (15-24 anos de idade), mas para incentivá-los a se envolver ativamente na sociedade e para reforçar o compromisso da sociedade em dar-lhes condições para que eles possam desenvolver seus potenciais.

Leia a mensagem do secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para o “Dia Internacional da Juventude”, conforme publicado na página das Nações Unidas (http://www.un.org/News/Press/docs/2007/sgsm11117.doc.htm) em inglês.

O “Dia Internacional da Juventude” é uma oportunidade anual de homenagear os 1.2 bilhões de jovens do mundo e suas realizações, e também engajá-los em todas as áreas da sociedade. O tema deste ano – “Seja visto, seja ouvido: Participação da juventude no desenvolvimento” – destaca a importância de jovens mulheres e homens na melhoria e progresso de suas nações. Eles são parceiros valiosos no esforço global em atingir as “Metas de Desenvolvimento do Milênio", incluindo a erradicação da pobreza e da fome até o ano 2015. Eles também permanecem na vanguarda da luta contra o HIV/AIDS, e trazem idéias inovadoras ao desenvolvimento.
Estamos por completar metade da corrida em direção às “Metas de Desenvolvimento do Milênio” e necessitamos de sua participação mais do que nunca. Sua energia e idealismo podem contribuir para que alcancemos as metas satisfatoriamente no tempo determinado. Por outro lado, nós devemos cumprir nossas obrigações para com a juventude.
O “Programa Mundial de Ação para a Juventude” pede que os governos considerem a contribuição dos jovens em todo assunto que lhes diz respeito. Os governos devem honrar este compromisso. Devem também aumentar o apoio financeiro, educacional e técnico aos jovens e ajudar-lhes a colocar em prática seu potencial.
Apesar do crescente reconhecimento de suas necessidades, os jovens continuam a ser marginalizados e ignorados em muitas partes do mundo. O fato dos jovens experimentarem níveis desproporcionais de pobreza e desemprego tem sido freqüentemente negligenciado. Conseqüentemente, a probabilidade de faltar trabalho aos jovens é três vezes maior do que para os adultos. Na verdade, enquanto os jovens constituem um quarto da força de trabalho do mundo, eles também já atingem quase metade do número de desempregados do mundo.
Já está na hora de pararmos de ver nossos jovens como a parte do problema e começar a cultivar o seu potencial. Neste “Dia Internacional da Juventude”, que assumamos o compromisso de investir e proteger o nosso recurso mais valioso, dando aos jovens uma posição justa e plena em nossa sociedade e em seu sucesso.
(tradução livre por CCN)

Saiba quais são as “Metas de Desenvolvimento do Milênio”:

Nenhum comentário: