segunda-feira, 7 de abril de 2008

Você está consciente sobre a prevenção em HIV e DST?

Olá, amigos !
A maioria dos acidentes de carros acontecem com pessoas que realmente se achavam bons motoristas. Na infecção por HIV / DST (AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis) a história não é diferente, ou seja, a maioria das pessoas que se sentem “conhecedoras” do assunto, são fortes candidatas a se infectar com o vírus. Ao se sentir muito seguro em seus relacionamentos ou, suficientemente informado para não tirar suas dúvidas, faz você ter a ilusão de estar em uma pista de corrida ou em uma rua onde todos os sinais estão abertos. Essa sensação de segurança é que tem levado ao aumento do número de pessoas infectadas em todo o mundo.
Em 25 anos, cerca de 65 milhões de pessoas no mundo se infectaram com o vírus da AIDS. Somente em 2007, quase 3 milhões de pessoas morreram em razão da AIDS, e no Brasil cerca de 600 mil convivem com o vírus. O Japão, que se considerava fora da rota de infecção, é o pais rico onde mais cresce o número de pessoas com HIV.
“Se você acha que AIDS não é um problema seu, quero te dizer que eu também pensava assim em 1985 e foi exatamente por essa razão que me descobri com o vírus.” - palavras de uma pessoa soropositiva.
Precisamos sempre lembrar e conscientizar a todas as pessoas sobre os cuidados com a AIDS e DST, que está presente no nosso dia a dia. O importante freio desse desastre é a informação.

Quem precisaria fazer o teste de HIV?
É aconselhável fazer o teste nos seguintes casos:
* Qualquer pessoa que tem ou teve relacao sexual sem preservativo.
* Qualquer pessoa que teve ou tem uma doença venérea (Doença Sexualmente transmissivel) como Sífilis, gonorréia, clamídia, herpes genital, cancro, linfogranuloma, condiloma, etc.
* Qualquer pessoa que usou ou usa drogas compartilhando seringas e agulhas.
* Qualquer pessoa que precisou receber sangue ou outros produtos derivados do sangue.
* Fazer o teste 3 meses depois do acontecimento que preocupa.
É necessário ter passado esse periodo da janela imunológica para se ter o resultado correto, isto é, é preciso 3 meses que o corpo produza os anticorpos que serão procurados no teste de HIV.
* A medicina avançou muito. Agora você pode ter acesso a bons medicamentos para controlar a infecção, tanto no Japão quanto no Brasil. Entre em contato com alguma instituição médica ou grupo de ajuda.

Onde conversar Sobre HIV / AIDS / DST
Podemos conversar em português no Japão. Fale com:
NPO- CRIATIVOS-Centro de Referência e Suporte em HIV - DST.
Tel: 045-361-3092 ( Segundas e Quartas-feiras, 10:00 - 19:00 )
Posto de Saúde de Shinjuku ( Centro de Saúde de Nishi- Shinjuku)
Tel: 03-3369-7110 ( Quintas-feiras 13:00 - 17:00 )
Disque-Saúde ( Ligação Gratuita)
Tel: 0120-05-0062 ( Sugunda à Sexta 10:00-12:00 e 13:00-17:00)

Palavras e inspirações retiradas do boletim da Fundação Japonesa de Prevenção a AIDS e da NPO - CRIATIVOS de Referência e suporte em HIV – DST (
http://www.criativos-npo.org)
                          
Marcelo Wakukawa
Comunidade Católica de Utsunomiya

Nenhum comentário: